Líder da bancada do PT na ALMG, André Quintão está na luta contra a privatização da Cemig

A batalha em defesa da Cemig acontecerá, entre outros espaços, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde o governador Romeu Zema sinaliza que pretende atacar a PEC 50.
O dispositivo constitucional - fruto da luta do Sindieletro - impede a venda de estatais sem aprovação do parlamento mineiro e de referendo popular.

Diante deste cenário, o Sindicato tem buscado apoio para a defesa da Cemig na Assembleia. No dia 24 de maio, estivemos reunidos com o deputado Estadual André Quintão (PT) para discutir as propostas do governo Zema para o Estado, incluindo a privatização da Cemig. O parlamentar é líder do Bloco “Democracia e Luta” e da bancada de oposição na ALMG.

Na reunião, debatemos sobre a atual correlação de forças do governo na Assembleia; o papel dos parlamentares na luta contra as privatizações; os impactos do ajuste fiscal pretendido por Zema para a população e para a economia do Estado; e a importância da construção de um movimento sólido e amplo em defesa de Minas e das nossas estatais.

Na opinião do deputado, atualmente o governo teria dificuldade em aprovar um pacote de privatizações tão agressivo como pretende. O mesmo vale para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que tem contrapartidas extremamente danosas para o conjunto dos trabalhadores e da sociedade mineira.

No entanto, o parlamentar fez a ressalva de que a Assembleia certamente “será pressionada por atores externos e pelo próprio mercado, interessados na privatização”. Por isso, avalia o deputado, será fundamental uma grande mobilização popular para fazer o contraponto e pressionar contra a privatização da Cemig.

Não vale privatizar!

Quintão, que tem se destacado como líder da bancada nas articulações e construções de posições nas pautas apreciadas pela ALMG, já se declarou contrário à privatização da Cemig. Ele se comprometeu a abrir espaço, através do seu mandato, para a luta unificada em defesa das estatais mineiras, ultrapassando, inclusive, os limites da Assembleia.

Através dessas movimentações, importantes figuras como Aloísio Vasconcelos, ex-diretor da Cemig e ex-presidente da Cemig Telecom, já se declararam contra a venda da estatal mineira.

“O apoio do mandato do deputado André Quintão é importante para a construção da nossa luta e para ampliar essa rede em defesa das empresas públicas e potencializar a nossa correlação de forças políticas”, avalia Jefferson Silva, coordenador geral do Sindieletro. “Sabemos que a batalha está apenas começando, mas buscaremos, além da ALMG, o apoio de atores de diversos campos do movimento sindical, social e popular que entendem a importância das estatais para o desenvolvimento socioeconômico tanto de Minas quanto do Brasil”, conclui Jefferson.