Ineficiência da gestão da Cemig penaliza trabalhadores

Empresa indica espécie de mutirão de equipes de campo nos próximos meses, durante o período chuvoso. Para isso, nega e até cancela pedidos de férias dos trabalhadores.

Desde a manhã da última terça-feira, 13, o Sindieletro tem recebido uma série de denúncias graves sobre o cancelamento e a negação de férias. Os afetados seriam trabalhadores (as) da Superintendência de Manutenção da Distribuição (MD)que atuam nas equipes de campo.

De acordo com trabalhadores ouvidos pelo Sindicato, a deliberação partiu da Diretoria de Distribuição e Comercialização (DDC), comandadainterinamente por Ronaldo Gomes de Abreu.

A informação que recebemos é de que as gerências de todo o estado foram orientadas a restringir as férias dos trabalhadores entre novembro de 2018 e março de 2019. Segundo apurado, o descanso seria concedido apenas para um percentual que varia de 5% a 8% do número total de trabalhadores nas equipes. Há casos em que o eletricitário já haviamarcado as suas férias dentro do período citado acima, mas que depois foi orientado a fazer a remarcação.

O clima nas equipes da MD é de revolta e de muita insatisfação. Ao que tudo indica, a gestão da Cemig planeja deixar um mutirão de trabalhadores (as)numa espécie de “sobreaviso” para atuar durante o período chuvoso. E pretende fazer isso da forma usual e corriqueira dessa gestão: sem qualquer diálogo, debate prévio e desconsiderando o planejamento pessoal e orçamentário dos trabalhadores.

DEC, desespero e equívoco da Cemig

Para o Sindieletro, um dos fatores que podem ter influenciado a decisão da empresa é uma tentativa de melhorar os índices do DEC de 2018 e 2019. Se for este o caso, mais uma vez cabe crítica à estratégia adotada pela gestão da estatal.

Não é com mutirão de emergência, muito menos da forma como faz agora, penalizando os trabalhadores (as), que a Cemig vai melhorar seu desempenho no DEC. Precisamos mudar a política da empresa e não as férias dos trabalhadores!

Se o DEC está ruim, a culpa está nas opções equivocadas da gestãoque reduziu o quadro de pessoal, terceirizou sem limites, diminuiu as equipes de campo, fechou localidades, deixou de investir na melhoria da rede elétrica, dentre outros problemas.

Para melhorar, não precisamos cancelar as férias de ninguém! Necessitamos é de retomar investimentos, de recompor o quadro próprio de pessoal, de realizar as manutenções programadas e de voltar a valorizar o conhecimento dos trabalhadores sobre os processos de trabalho da empresa.

Questionamos o RH/RT sobre a denúncia dos trabalhadores. O setor ficou de apurar a questão e retornar ao Sindieletro.