Gestão da Cemig continua devendo respostas à categoria

Nas últimas semanas, retomamos o processo de negociação com a gestão da Cemig para tratar das reivindicações da categoria eletricitária. Atualmente, já são mais de 40 pautas de extrema importância para os trabalhadores (as) que permanecem sem respostas.

Por isso, cobramos da gestão da Cemig, que está reunida nesta tarde, em Belo Horizonte, e dos representantes do governo, compromisso e respostas para as demandas categoria eletricitária.Sobretudo, para três assuntos urgentes para os trabalhadores (as): PDVP, fechamento de localidades e abono.

Relembramos que as reuniões do Sindieletro com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação (DRC) da Cemig, Thiago de Azevedo, e com o coordenador do Comitê de Negociações, Anderson Ferreira, terminaram sem resposta para nenhum ponto da lista.

O Sindicato até entregou por escrito a reivindicação de cumprimento do Acordo Coletivo, que é claro quando estabelece que não haverá quitação plena para eletricitários da base do Sindicato que aderirem ao PDVP. Mas a resposta ainda não veio.

Em relação ao fechamento das localidades, o Sindieletro exige que a empresa não pressione nenhum eletricitário para que deixe a sua base de trabalho. Cobramos, também, que a gestão da Cemig garanta que não haverá o fechamento de localidades mesmo que trabalhadores optem pela transferência. Neste caso, o preenchimento de eventuais vacâncias deverá serfeito por meio de concurso público.

O Sindieletro também reivindica da gestão da empresa a garantia do abono extraordinário em substituição à PLR 2017, pauta que foi discutida com representantes do Governo Estadual durante a Campanha para a renovação do ACT do ano passado.

Também cobramos resposta para outros assuntos como o assédio moral na Cemig, o credenciamento de técnicos, PCR, inventário social na rede subterrânea, problemas na Cemig Saúde, condições de trabalho no COD, demissão dos trabalhadores da empreiteira Quality no Quarteirão 14, dentre outros pontos.

Fica, portanto, a cobrança geral: a gestão da Cemig nos deve uma resposta objetiva para todas as pautas apresentadas. E pra já!