Forluz fora da Usina Santo Antônio

Na semana passada a Agência Canal Energia noticiou que a Cemig GT adquiriu parte da participação da Andrade Gutierrez na Madeira Energia, controladora da Usina Santo Antônio Energia. Segundo a Cemig, a aquisição será feita de forma indireta. Isso porque um fundo de investimento do qual a Cemig é cotista, o FIP Melbourne, vai adquirir 83% do capital total e 49% das ações com direito a voto da Saag Investimentos. Essa empresa vai passar a deter a participação de 12,4% do grupo na hidrelétrica do Rio Madeira. A Cemig GT já detém participação de 10% na usina.

O preço da aquisição será de R$ 835.384.911,00, corrigido pela variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo entre 31 de dezembro de 2013 até a data de fechamento do negócio, acrescidos dos aportes de capital realizados pela Andrade na SAAG e deduzido de dividendos declarados pela SAAG para a Andrade até o fechamento. A conclusão da transação depende das aprovações do Conselho de Administração de Defesa Econômica e da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Há algumas semanas o Sindieletro noticiou a preocupação dos eletricitários com a possibilidade da Forluz adquirir ações da Andrade Gutierrez na Usina. Na reunião do Conselho Deliberativo da Fundação, representantes dos participantes solicitaram informações ao presidente da Forluz, Fernando Pimenta, sobre a negociação de um empreendimento polêmico no Rio Madeira, em Rondônia, que passa por problemas ambientais e jurídicos.

Representantes dos eletricitários nos conselhos Deliberativo e Fiscal da Forluz exigiram transparência, o cumprimento da legislação, dos regulamentos e das normas internas da Fundação e avisaram que, se necessário, levariam a operação para análise do Ministério Público. Após a manifestação, veio a informação que a Forluz está fora da transação que comprou 83% do capital social e 49% das ações com direito a voto da SAAG Investimentos.