Eletricitários do quadro próprio do Q.14 realizam ato em solidariedade aos terceirizados

Na manhã desta quinta-feira, 12, os eletricitários do Quarteirão 14, na Cidade Industrial, realizaram um ato de solidariedade aos trabalhadores da empreiteira Quality.  No ato, os trabalhadores da Cemig deram o recado: apoiamos a luta dos companheiros, lutamos por dignidade, a união faz a força.

Entenda o caso

Trabalhadores terceirizados no Q14 denunciam perseguição e desrespeito com a equipe de trabalho, e também a conivência da Cemig. Na última sexta-feira, 06, a equipe de analistas de Recuperação de Receita da Quality, que presta serviços no Quarteirão 14, na Cidade Industrial, paralisou as atividades em protesto contra as práticas de desrespeito e contra a demissão arbitrária de uma trabalhadora.

A Quality foi recentemente contratada pela Cemig, mas já atuava na Cemig como MGSetel, desde junho de 2017. Voltou  como Quality. Os funcionários(as) estão desde o dia 02 deste mês sem contrato assinado e vivenciando os mesmos problemas.

O estopim da indignação foi a demissão de uma funcionária, porque ela cobrou respeito e os direitos da equipe.  A trabalhadora foi imediatamente punida com o desligamento. Mas a Quality não contava com a solidariedade dos companheiros, que estão protestando e cobrando a reintegração.

O Sindieletro está dando total apoio ao movimento dos analistas de Recuperação de Receita da Quality e vai levar as demandas deles para a reunião marcada nesta segunda-feira, com a Cemig. Vamos cobrar imediata solução para todos os problemas dos trabalhadores da empreiteira. Inclusive, já comunicamos a situação ao RH/RT, com pedido de solução.

As trabalhadoras e os trabalhadores da equipe apresentaram ao Sindicato a  relação das práticas cometidas pela Quality. A Gerência responsável pelo contrato com a empreiteira é a GR/MP e também tem a obrigação de buscar solução, garantindo um ambiente de trabalho que não adoeça.

As irregularidades, as pressões e o desrespeito:

- Vale Transporte pago do próprio bolso do trabalhador e depois restituído em cartão.

- Orientação da gestão da Cemig para os trabalhadores não interagirem com funcionários do quadro próprio da Cemig, nem mesmo fazerem o lanche na lanchonete freqüentada pelos eletricitários da estatal.

- Tentativa de coagir os funcionários e funcionárias a assinar aviso prévio com data retroativa.

- Obrigação de assinar o aviso prévio com redução de duas horas da jornada de trabalho, sob a ameaça de colocar a vaga à disposição no caso de recusa.

- Em reunião foi afirmado que a equipe é dispensável e a empreiteira não era obrigada a contratar os antigos funcionários(as).

- Quando trabalhadores alegaram que estão desmotivados, o gestor questionou o motivo e argumentou que não procede, “porque o salário é pago em dia e não teríamos do que reclamar”;  também questionou a equipe sobre o motivo de continuar trabalhando na empresa.

- Foi informado que se as metas não forem cumpridas a resposta será demissões.

- Demitiu de forma arbitrária uma trabalhadora sem motivos explícitos. Para os trabalhadores, foi uma ameaça os demais companheiros. A trabalhadora cumpria com todas as metas de qualidade e quantidade; tinha uma boa convivência com a equipe.

- Foram contratados cinco trabalhadores que exerceriam a mesma função. Esses trabalhadores seriam parâmetro para verificar o cumprimento das metas, mas eles acabaram sendo desrespeitosos com toda a equipe. Usaram termos, como: “mulherzinha”, “bom dia macacada”, “treinamento de merda”, “vou fazer da vida de vocês um inferno”, o que resultou na desestabilização da equipe como um todo. O pessoal atingido  interpretou a situação como motivo da demissão da trabalhadora e uma estratégia de ameaçar os  demais.

- A equipe está trabalhando sem contrato assinado desde 02/04/2018.

- A função foi alterada de Analista de Recuperação de Receita para Calculista de Produção.

- Diariamente o clima é de ameaça, insatisfação e insegurança. Isso afeta diretamente a produtividade, a saúde mental, o foco e motivação;

- O gestor Cemig não dá amparo em qualquer situação que lhe é passada.

- A rescisão foi filmada pelo gestor sem aviso e sem autorização de nenhum trabalhador.

- Pelas diversas atitudes por parte do gestor da Cemig em prol da empreiteira, fica parecendo que é a estatal que presta serviço para a Quality.

-  A Quality deixa claro a todo instante que se interessa pela quantidade( volume) de serviços entregues,  sem interesse na qualidade do processo.

-  A empreiteira expõe a produtividade diária de cada trabalhador(a) em um quadro, em parede bem visível, o que traz constrangimentos.

Disposição para a luta!

Há muita disposição para a luta, até a conquista da dignidade! “Estamos indignados e mobilizados até que a injustiça seja corrigida, que a colega seja readmitida. Necessitamos de respeito e tranquilidade para continuarmos entregando nossos resultados,  como sempre fizemos”, manifestou a equipe, em relato por escrito encaminhado para o Sindieletro.