Desrespeito às leis trabalhistas e descaso com os trabalhadores

A Focus Energia, empresa que assumiu a operação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Ilhéus e Lavras, ambas localizadas no município de Barbacena, e que substituiu a Iguaçu Energia no comando das PCHS, age com total descaso nas relações de trabalho.

No início da operação, a empresa fez várias promessas de melhorias nas condições de trabalho, mas, na prática, pouquíssimas mudanças foram efetivadas. Enquanto isso os  trabalhadores enfrentam um verdadeiro calvário com péssimas e degradantes condições de trabalho.

Para se ter uma ideia do desrespeito, os eletricitários ficaram, por várias vezes, sem acesso à água potável no local de trabalho. A situação só melhorou após a interferência do  Sindieletro junto à administração da empresa.

E ainda existem problemas com o fornecimento de uniformes adequados, com equipamentos de proteção individual e coletiva e relacionados à segurança nas instalações das Usinas. O descaso é tanto que até a falta de materiais de higiene pessoal tornou-se uma constante.

Intransigência

Porém, a decepção com a empresa que prometia melhorias não para por ai. Foi só iniciar as negociações do Acordo Coletivo para a indignação tomar conta dos trabalhadores, isto porque a Fócus demorou quatro meses para responder a pauta de reivindicações. Como se não bastasse, a empresa disse “não” a todas as reivindicações, numa clara demonstração de indiferença e desrespeito com seus trabalhadores.

A contraproposta da empresa foi recusada por unanimidade pelos eletricitários e o Sindieletro solicitou nova rodada de negociações. Entretanto, a Fócus Energia, que foi comunicada da decisão dos trabalhadores no dia 13 de novembro do ano passado, até hoje não agendou nova rodada de negociações.

Insatisfação e insegurança

Com o desrespeito da empresa, o clima de insegurança e insatisfação entre os eletricitários não poderia ser pior. Para os trabalhadores que não medem esforços para manter as velhas e precárias usinas funcionando e gerando lucros para seus proprietários, a expectativa de entrar um novo ano com um Acordo Coletivo digno desceu junto com as águas turvas do Rio das Mortes.

O Sindieletro cobra da Fócus Energia mais compromisso e respeito à pauta dos trabalhadores e a imediata retomada das negociações.