Descarte na Cemig



Descarte na Cemig

A busca por lucro não tem limites. Após demitir mais de 150 trabalhadores durante a última campanha salarial, em dezembro de 2013, a empresa volta a demitir trabalhadores que completam 55 anos de idade.

Neste mês de abril já foram anunciadas demissões. E mais irão acontecer em maio. E, para o trabalhador demitido ainda existe o constrangimento de falar para família que ele foi “mandado embora” e que não tem mais valor para empresa que dedicou anos de trabalho porque está velho demais.

Os eletricitários estão sendo tratados como bagaço de laranja pela empresa: arranca tudo o que pode e depois joga fora. No dia 8 de abril aconteceu a primeira audiência na justiça do trabalho sobre a ação do Sindieletro para reverter as demissões feitas em dezembro do ano passado. A Cemig esteve por lá tentando tumultuar a defesa dos trabalhadores.

Demissões: Cemig tenta atrasar ação de reintegração

A primeira audiência realizada na 44ª Vara do Trabalho, em Belo Horizonte, para tratar da ação de reintegração dos demitidos pela Cemig, durante a Campanha Salarial de 2013, aconteceu no dia 08 de abril com os representantes da empresa usando estratégias para tumultuar e atrasar o andamento do processo. Mais uma vez a Cemig quis utilizar estratégias para tumultuar e atrasar o processo que pede a suspensão das demissões e a reintegração dos eletricitários.

A Cemig solicitou o adiamento da audiência com a alegação de que a Forluz não foi incluída como ré no processo. Depois, tentou desmembrar a ação com a justificativa que são muitos trabalhadores envolvidos. Mas a juíza do trabalho, Maristela Iris da Silva Malheiros, rejeitou os pedidos da empresa.

A Cemig ainda apresentou um requerimento para que fosse realizada uma perícia técnica com um especialista em direito regulatório para verificar a atual situação financeira da empresa e os impactos no futuro com a entrada em vigor da Lei 12783/23, que regula a concessões das usinas. A juíza ficou de analisar o pedido após o Sindieletro se manifestar. Nova audiência foi marcada para o dia 07 de julho.

Sem valor para Cemig

Os gerentes, que antes homenagearam vários trabalhadores pelo tempo que se dedicaram à empresa, simplesmente começaram a demitir os eletricitários com idade a partir de 55 anos e com tempo para se aposentar ou que já estão aposentados pelo INSS, no final do ano passado.

O Sindieletro logo denunciou a discriminação e acionou a Justiça do Trabalho em defesa dos demitidos. O coordenador geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho, avalia que é revoltante constatar que o ser humano não tem valor para a Cemig. “Não vamos aceitar qualquer demissão na Cemig, muito menos por discriminação pela idade. A empresa está jogando fora a sua capacidade técnica”, afirma.

item-0
item-1
item-2
item-3