Conselheiro da Cemig em Santo Antônio renuncia

A Cemig se tornou sócia da usina de Santo Antônio numa "negociata" do governo tucano em Minas. A gestão do PSDB na empresa adquiriu as ações da Andrade Gutierrez na Santo Antônio utilizando, inclusive, recursos da Forluz (o fundo de pensão dos trabalhadores da estatal mineira), em um negócio sem transparência alguma, estranho negócio.

Agora, a Cemig  colhe prejuízos de bilhões e não vê solução imediata para se salvar das perdas. Nem mesmo o representante no Conselho de Administração da Santo Antônio, Nelson Hubner, aguentou. Segundo reportagem do Estadão, Hubner, conselheiro na usina indicado pela Cemig, se demitiu no final de setembro, depois de ficar apenas dois meses no cargo.

A Santo Antônio Energia administra a hidrelétrica no Rio Madeira, em Rondônia, e tem como sócias  Furnas, da Eletrobras, Caixa FIP Amazônia, Odebrecht, Saag Investimentos e Cemig.

Segundo o Estadão/Broadcast, o conselheiro que se demitiu percebeu que não há empenho dos acionistas para resolver os problemas de Santo Antônio.

A dívida de Santo Antônio é de aproximadamente R$ 15 bilhões e os sócios estão quebrando a cabeça para pagar, além de estarem na Justiça com questionamentos dos valores.

Fica a pergunta: quem vai pagar os prejuízos para os eletricitáriios ativos e aposentados? Recursos da Forluz foram usados, sem que a categoria eletricitária pudesse decidir se desejava ou não desejava tal negócio, que se tornou um péssimo investimento.