Conheça a Secretaria dos Aposentados do Sindieletro

APRESENTAÇÃO

A Secretaria dos Aposentados do Sindieletro tem como diretor responsável João Lourenço da Silva Neto.
O objetivo da secretaria é garantir qualidade de vida e bem estar aos eletrecitários aposentados, por meio de ações e políticas de valorização à vida e aos direitos humanos e do trabalhador.

Atendimentona Secretaria:
A Secretaria funciona na sede do Sindicato - Rua Mucuri, 271, Floresta - de segunda àa sexta-feira, de 8 às 17 horas. Além disso, o secretário dos Aposentados, João Lourenço, faz plantão toda quarta-feira, de 9 às 17 horas.

Lembrete:
Você que é aposentado, fique atento: o Sindieletro está cadastrando o e-mail de aposentados para o envio de informações atualizadas. Informe seu endereço eletrônico pelo telefone (31) 3238.5000 ou pelo e-mail aposentados@sindieletromg.org.br.

Mantendo sua Energia de volta

Na terça-feira, dia 13 de março, a Secretaria de Aposentados do Sindieletro e a Cemig Saúde realizaram a abertura do programa Mantendo Sua Energia do ano de 2012. Os encontros dos eletricitários aposentados acontecem todas às terças-feiras, a partir das 14 horas, na Rua Mucuri, 271, bairro Floresta, Belo Horizonte.

Em 2011, o programa esteve funcionando a todo vapor no Sindieletro e foi marcado por muitas atividades lúdicas, de formação e aproximação dos eletricitários aposentados. Este ano não vai ser diferente. Na agenda do Mantendo Sua Energia estão incluídas as mesmas atividades do ano passado e muito mais.

Os participantes terão a oportunidade de visitar outras cidades com atrações ecológicas, turísticas e históricas, museu e outros locais. Eles poderão também expor e participar de uma feira de produtos feitos pelos aposentados.

Confira imagens dos nossos últimos encontros

Atividade para mente e o corpo

Em 27 de setembro de 2011 um grupo de eletricitários aposentados visitou o Parque das Mangabeiras, localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte. Projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o parque ocupa uma área de 2,8 milhões de metros quadrados e preserva nascentes, assim como a diversidade da flora e fauna. A visita foi promovida pela Secretaria de Aposentados dos Sindieletro.

A caminhada começou com aquecimento e alongamento com a equipe do Programa Mantendo a Energia, promovido pela Cemig Saúde em parceria com o Sindicato. Os visitantes puderam apreciar os peixes e a beleza da praça das águas.
Morador de Santa Luzia, o ex-eletricista do Anel Rodoviário, Valdemar das Neves da Silva, foi ao parque com a esposa, Vera. Mesmo morando perto de BH, eles não conheciam o Mangabeiras. “O parque é muito bonito. Ter contato com a natureza e ver animais que andam soltos e não têm medo do homem é gratificante”. Valdemar, que se aposentou há três anos, diz que agora tem um lugar para passear com as netas.

Entusiasmada, a auxiliar de administração Maria José Rocha, a Dedé, conta que, depois que saiu da Cemig, há 14 anos, virou dona de casa. Para ela a visita foi ‘uma coisa mais maravilhosa’. “Aliás, tudo que o nosso sindicato faz é bom. O passeio me proporcionou a oportunidade de sair de casa e rever antigos companheiros de trabalho”, diz.

Renovando as energias
Desde agosto, a Secretaria dos Aposentados do Sindieletro mantém a parceria com a Cemig Saúde para o Programa Mantendo a Energia. Os encontros, realizados na sede do Sindicato, na capital, todas as terças-feiras, têm agradado os participantes.

Jogos e brincadeiras promovem a interação e reforçam a amizade. Mais do que diversão, as atividades estimulam a iniciativa, melhoram a coordenação motora e trabalham a autoconfiança dos aposentados, num ambiente tranqüilo e agradável. O programa também oferece acompanhamento de médicos e fisioterapeutas, que desenvolvem atividades de prevenção à saúde.

Aposentado desde 2009, o técnico em telecomunicações Vicente Marcelo Gonçalves elogia a parceria do Sindieletro e a Cemig Saúde. “O programa é uma oportunidade de encontrar os antigos companheiros e conhecer pessoas que, mesmo dentro da Cemig, não tive a oportunidade de conversar”, observa.

A terapeuta ocupacional Patrícia Mattoso destaca que a parceria é importante porque possibilita novas amizades, desperta talentos, estimula a memória e incentiva a atividade física. A fisioterapeuta Anelice Costa Diniz ressalta o prazer em trabalhar com pessoas da terceira idade. “O programa proporciona atividades que exercitam a mente e o corpo. Na verdade é uma troca de experiência. Um ajuda o outro”, observa.

O coordenador da Secretaria de Aposentados do Sindieletro, João Lourenço da Silva, também avalia positivamente a parceria. Ele convoca os aposentados que tanto contribuem para o fortalecimento do Sindieletro a participarem das atividades promovidas pela Secretaria. Para dezembro, João Lourenço adianta que está programado um jantar de confraternização para aposentados.

Maio: Curso de fabricação de aquecedor solar de baixo custo.

Abril: Visita ao pré-assentamento Ho Chi Minh, do MST.