Congresso do Povo discute um país para os brasileiros

As mulheres representam 51% da população brasileira. No Congresso Nacional, no entanto, elas são menos de 10%. Os negros representam 53% da população do país, mas no Congresso Nacional não passam de 20% dos eleitos. Partindo da convicção de que este não é o Brasil que a população quer e que é preciso reconstruir a política nacional, a Frente Brasil Popular promove, desde o início de 2018, uma atividade inédita na cena política e social do país: o Congresso do Povo Brasileiro.

Desde o início das atividades, Minas Gerais se destacou com a formação de 70 comitês distribuídos em todo Estado, envolvendo 210 municípios. Cerca de 3000 pessoas já participaram da construção do projeto de nação em Minas Gerais, formando comitês locais nas escolas, igrejas e associações.

As propostas locais  foram levadas para plenárias municipais e apresentadas nos dias 9 e 10 de junho na Plenária de coordenadores do Congresso do Povo em Minas, realizada na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, na região metropolitana.

Como parte da programação, foi realizado, no dia 8 de junho, o Encontro das Mulheres da Frente Brasil Popular, com mais de 80 mulheres de todas as regiões do Estado debatendo os eixos de luta na perspectiva do feminismo.

Nos dias 9 e dez foram realizados debates sobre a Plataforma de Luta e Trabalho de Base que contaram com a presença do deputado estadual Rogério Correia, Silvio Netto, da coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e a presidente da CUT Minas, Beatriz Cerqueira, que destacou a importância das  eleições diretas para a democracia no Brasil.

Taciana Dutra, da coordenação em Minas, explica que a grande mobilização busca, desde o início, a elaboração de políticas públicas “pela parte mais interessada que é o povo, que trabalha e se esforça para construir um país melhor”.

O Encontro dos Comitês de Belo Horizonte está previsto para o dia 21/07/2018. A etapa estadual do Congresso do Povo está prevista para a primeira quinzena de setembro.

Apoio do Sindieletro

A direção do Sindieletro entende que não há transformação profunda sem a participação organizada daqueles que mais precisam que o País se torne uma nação forte, independente, soberana e desenvolvida, que é a classe trabalhadora. Por isso, o Sindicato apóia este projeto que busca o desenvolvimento do Brasil.

Mais informações no site: http://www.frentebrasilpopular.org.br/