Confira dicas na Semana do Aleitamento Materno



Confira dicas na Semana do Aleitamento Materno

Esta semana é a Semana Mundial do Aleitamento Materno em mais de 170 países e o Brasil não está de fora! A Organização Mundial da Saúde (OMS) promove esta data para incentivar a amamentação e desmistificar temas relacionados à essa prática essencial para a saúde da mamãe e do bebê. Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje em dia, a média de aleitamento nacional é de 60% até o final do primeiro mês, 25% ao final de quatro meses e 10% com seis meses. O ideal é atingir 100% no 6º mês. Confira algumas dicas sobre amamentação:

a) Esteja atenta ao seu emocional

A mãe passa para o bebê o que sente e, consequentemente, isso também transparece na amamentação. Preste atenção aos seus conflitos emocionais e elimine os fatores de ansiedade -- se são provenientes de questões da maternidade, converse com seu obstetra. Se for por motivos exógenos, procure frequentar um psicólogo. Depressão pós-parto é comum e tem cura.

b) O medo de não produzir leite só piora a situação

Se você tem receio de não produzir leite o suficiente, seu corpo vai sentir e isso pode acarretar na dificuldade real neste quesito. Ao mesmo tempo em que deseja muito amamentar, tem medo? Elimine este pensamento e foque em se manter saudável.

c) Tenha uma dieta balanceada

É importante comer muito bem: uma dieta constituída por verduras, cereais e frutas é ideal para produzir leite para seu bebê. Beba bastante líquido, pelo menos dois litros ao dia. Evite, no entanto, alimentos que podem provocar alergias ou cólicas na criança, como leite de vaca, amendoim e café.

d) Não introduza alimentação artificial sem necessidade

Por falta de orientação, a mamãe pode complementar a alimentação da criança com fórmulas artificiais e, assim, ver o bebê recusar o peito. Não se preocupe: quando mais leite é sugado, mais leite é produzido. Só use leite artificial em extrema necessidade.

Com informações do Cemig Saúde.

item-0
item-1
item-2
item-3