Clique da história dos eletricitários: 1989 foi um ano de transformações

O ano de 1989 foi de importantes lutas e conquistas para os eletricitários e o marco de um novo modelo de sindicalismo, que luta pela emancipação e união da classe trabalhadora. Essa transformação começou logo no início do ano, quando, em janeiro, os eletricitários aprovaram, por unanimidade, a filiação do Sindieletro à Central Única dos Trabalhadores.

No carnaval, a Beija Flor, sempre glamorosa, leva para à Marquês de Sapucaí foliões esfarrapados, denunciando a discrepante distribuição de renda no país.  O mundo perdeua genialidade do pintor espanhol, Salvador Dali e o Brasil dava adeus a Raul Seixas.

Em junho a juventude chinesa tomou as ruas de Pequim em manifestações por democracia, houve forte repressão. No dia 9 de novembro caia o muro de Berlim, era o fim da Guerra Fria.

Foi lançado o Plano Verão e uma nova moeda, o Cruzado Novo. Era o quarto plano de estabilização do governo Sarney. Seu principal objetivo era, com a desculpa de controlar a inflação, congelar preços e salários dos trabalhadores.

Depois de uma Ditadura Militar que durou 21 anos, finalmente, em 1989. Os brasileiros voltam às urnas para escolher o presidente da república. Concorrem à vaga 21 candidatos, entre eles Lívia Maria do Partido Nacionalista, única mulher no pleito. A eleição é realizada em dois turnos. Vão para o segundo turno os candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Collor de Mello (PRN). Diversos veículos de comunicação noticiam o forte favorecimento da Rede Globo a Fernando Collor, no último debate eleitoral.

Em março de 1989 os eletricitários cruzam os braços, fazem manifestações e passeatas para cobrar o cumprimento do Acordo Coletivo, que estipula o disparo do gatilho para recompor os salários toda vez que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) atingisse o percentual de 30%.  A conquista foi árdua, mas, enfim, a Cemig implantou o tíquete alimentação e a licença maternidade de 120 dias. Em agosto o Sindieletro realizou o Primeiro Congresso dos Eletricitários Mineiros, um marco na organização da categoria.

Por Benedito Maia