Cemig condenada por práticas antissindicais

Há anos o Sindieletro denuncia as práticas antissindicais na Cemig e, recentemente, a Justiça do Trabalho confirmou, mais uma vez, que a empresa tenta cercear a atuação do Sindicato.

Neste mês de dezembro, a estatal mineira foi condenada por atos ilícitos praticados e condenou a empresa ao pagamento de indenização coletiva no valor de R$ 50 mil (Processo 0010563-67.2016.5.03.0007).

A ação foi ajuizada pelo Sindieletro em fase das práticas adotadas pela empresa, durante a greve da Campanha de Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2015/2016). Na época a empresa convocou mais trabalhadores que o necessário, desrespeitando uma decisão judicial e se utilizou de informações falsas para tentar enfraquecer e acabar com a greve.

Em sua decisão, o juiz do trabalho, Pedro Paulo Ferreira, da 10ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, classificou de ilícitas as atitudes da Cemig, reconhecendo-as como práticas antissindicais, ofensivas à liberdade sindical.”Fica claro, portanto, que as demandadas agiram ilicitamente, infringindo o princípio da liberdade sindical, expressamente previsto na Constituição da República”, destacou o magistrado.

E quem vai pagar essa conta? Infelizmente seremos nós, os consumidores de energia e toda a população mineira. Para o Sindieletro, esse dinheiro deveria sair do bolso dos diretores da Cemig e dos superintendentes que cometeram as ilegalidades.