Cemig apresenta nova proposta para PLR 2019

No Linha Viva desta quarta-feira, dia 14, a Cemig apresentou o que considera  como “proposta definitiva”  para o acordo da PLR 2019.

No documento, a empresa alega ter contemplado “sugestões de melhoria enviadas pelos sindicatos após a primeira proposta da Cemig”. Na prática, houve poucos avanços na proposta. Dentre as alterações, está a redução de 13 para 10 no número de indicadores e a atualização de algumas metas.

Lembramos que historicamente o Sindieletro defende o cálculo do montante da PLR a partir do LAJIDA, indicador que reflete a situação operacional da empresa e, portanto, de maior controle pelos trabalhadores.

Na “nova proposta” a Cemig insiste em ter como referência para a distribuição o lucro líquido, só abrindo a possibilidade de ampliar o montante – passando dos 4% previstos na proposta anterior para 7,5% - se o lucro líquido exceder uma meta prevista e não divulgada pela empresa.

Acreditamos na construção de uma proposta que contemple reivindicações importantes de avanço na linearidade e a antecipação de uma parcela da PLR para este ano. Nos próximos dias, a diretoria se reunirá para avaliar a proposta e levará as discussões para apreciação e deliberação da categoria. Fique atento e participe das setoriais e assembleias!

Abono

Destacamos que na última reunião com o diretor de Relações Institucionais e de Comunicação, Thiago de Azevedo, ficou garantido que o valor relativo ao abono (R$ 37 milhões) seria negociado junto com a PLR.