Categoria aprova a PLR 2019

Terminaram nesta sexta-feira, 30, as assembleias deliberativas sobre a PLR 2019. Com a participação de mais de 1.600 trabalhadores e trabalhadoras, a proposta da gestão da Cemig obteve a aprovação de 76% dos votantes.

Ao longo da negociação, a categoria eletricitária debateu muito sobre a PLR. Mais uma vez, nos vimos diante de um processo de negociação difícil, fruto da conhecida postura intransigente da gestão da empresa, que insiste em desconsiderar os anseios e expectativas dos eletricitários.

Apesar da proposta não chegar à altura do merecimento dos trabalhadores (as), a categoria foi consciente e fez uma escolha de olho no presente e cautelosa em relação às incertezas da próxima gestão.

Avaliação
Mesmo com a aprovação da proposta, é fundamental que o debate sobre os princípios de justiça e transparência da PLR não se esvazie. Para os próximos anos, a expectativa é de mais desafios na hora de cobrar uma Participação nos Lucros alinhada com as nossas reivindicações.

Por isso, com unidade e o engajamento de todos, precisamos reafirmar a luta pela linearidade de verdade na distribuição. Só assim a PLR poderá ser utilizada como ferramenta para mitigar o abismo salarial dentro da empresa.

Também devemos reforçar o debate contra a vinculação do montante ao lucro líquido, já que os trabalhadores pouco ou nada influenciam em diversas políticas que impactam diretamente sobre o resultado financeiro da empresa. São casos, por exemplo, do endividamento e da distribuição agressiva de dividendos para acionistas.

Por fim, destacamos que o Sindieletro continua na luta pelos demais itens da Pauta de Reivindicações aprovada pela categoria.

Resumo da proposta

• Pagamento previsto para abril ou maio de 2020;
  • 10 indicadores/metas;
  • O montante de distribuição será 4% do lucro líquido. Se a meta de lucro superar as previsões orçamentárias, o montante pode chegar a 7,5%;
  • Forma de distribuição: 50% linear e 50% proporcional à remuneração, com fator de reconhecimento igual a 33% da menor remuneração de PLR;
  • Possibilidade de adiantamento, a critério da empresa, em janeiro de 2020, caso se alcance 50% das metas até o 3º trimestre de 2019.

A análise integral você confere aqui.