Caso Snowden



Caso Snowden

Detenção de namorado foi "mensagem de intimidação".

O brasileiro David Miranda chegou ao país nesta segunda-feira (19), após ficar detido por quase nove horas no domingo (18) por oficiais da Scotland Yard no aeroporto de Heathrow, em Londres, quando tentava voltar ao Rio de Janeiro.

Ele é namorado de Glenn Greenwald, jornalista do “The Guardian”, que revelou a estratégia de espionagem eletrônica do governo dos Estados Unidos, feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

"Eu fiquei numa sala, tiveram seis agentes diferentes, entrando e saindo, falando comigo. Fizeram perguntas sobre a minha vida inteira, sobre tudo, levaram o meu computador, videogame, celular, meus memory cards, tudo", contou Miranda, ao desembarcar no Aeroporto Internacional do Rio.

No domingo (18), o Itamaraty classificou o ato como "injustificável", avisando que o "governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam".

Declaração à Folha

O jornalista americano Glenn Greenwald, 46, diz que a detenção do namorado, David Miranda, no aeroporto de Heathrow, em Londres, foi uma "mensagem de intimidação" a ele. Ele afirmou à Folha, que responderá com reportagens "ainda mais agressivas".

Com informações do site brasil247 e UOL.

item-0
item-1
item-2
item-3