Carta aos eletricitários: campanha mudou a lógica da Cemig; 2014 é para manter a unidade

Companheiros e companheiras,

Na nossa Campanha Salarial de 2013, fizemos bonito. Com a nossa força e nossa greve, conquistamos o direito à negociação com a Cemig e fechamos o ACT. No dia 26 de dezembro a categoria deliberou sobre a PLR e as mobilizações de 2013 foram fechadas.

A votação das assembleias foi apertada. Não houve uma localidade que definiu sozinha o fechamento do acordo da PLR. Foi a somatória dos votos, com uma diferença muito pequena entre trabalhadores querendo a aprovação ou a rejeição da proposta, que definiu o desfecho da campanha.
Talvez este tenha sido um dos placares mais apertados da história das votações dos eletricitários, o que naturalmente gera dúvidas em alguns trabalhadores. Foi uma votação mesmo apertada, que mostra que a categoria estava dividida entre aceitar a proposta e rejeitar, enfrentando um modelo de distribuição do lucro proposto pela Cemig, mesmo correndo o risco de ficar sem o acordo de PLR.
Em todas as portarias havia trabalhador que fez greve e que entendia que ainda não era hora de fechar acordo e aqueles que levantaram forte a bandeira do movimento, mas, que considera-vam que a categoria havia chegado ao limite da negociação. Havia, ainda, aqueles que visavam apenas receber rápido a PLR e votaram a favor do acordo financeiro. O Sindieletro deixou que a categoria decidisse, apenas reafirmando problemas na proposta que já tinham sido discutidos.

O mais importante, agora, é manter a unidade na luta e ter a consciência de que o esforço de milhares de trabalhadores garantiu uma grande campanha. Lutamos como nunca para mudar a lógica da PLR, forçamos a Cemig a debater a distribuição de renda e a política de saúde e segurança na discussão do ACT.

O ano de 2014 já nasce com grandes lutas e desafios. Temos que nos preparar para este ano que já iniciou. As lutas devem ser ampliadas, a vontade de avançar e se tornar ainda mais forte. O Sindieletro estará permanentemente com os trabalhadores, na base. Vamos também organizar um seminário para discutir a PLR, analisando, com profundidade, os rumos para a negociação e o papel da participação nos lucros na relação trabalhista com a Cemig. Teremos muitas batalhas pela frente que dependem do engajamento dos eletricitários e do esforço de nós, dirigentes sindicais. Batalhas que envolvem o Pacto de Saúde e Segurança, a mobilização contra as demissões, por mais contratação de pessoal, por dignidade e fim das terceirizações. Avante, companheiros!

Saudações Cutistas,
Jairo Nogueira Filho - Coordenador Geral do Sindieletro-MG