Cadê a quebradeira?

A Cemig obteve um lucro líquido de R$ 865,3 milhões no primeiro trimestre de 2013, consolidando um aumento de 37% na comparação do lucro do mesmo período de 2012 e superando a expectativa do mercado de um resultado menor. A alta de 15,2% na receita operacional líquida de janeiro a março, que totalizou R$ 3,68 bilhões, ajudou para se alcançar um resultado tão positivo. É bom destacar que a Cemig teve aumento da tarifa, em abril, que vai refletir no resultado do segundo semestre.

Se tirados os juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), o crescimento do lucro da Cemig foi de 28,2%. A estimativa é obter, este ano, lucro bem maior que dos últimos anos, excluindo o pagamento que o Estado fez em 2012.

O Sindieletro pergunta: cadê os gerentes que tanto têm afirmado que a empresa está em crise financeira, que a nova lei do setor elétrico quebrou a Cemig? O discurso para o mercado continua o mesmo: a Cemig vai seguir crescendo e comprando novos ativos. Já para os trabalhadores, a empresa fala em perdas e mais perdas. Apesar do lucro excelente, a Cemig está demitindo cerca de 1.100 eletricitários, pelo PID, e quer demitir mais trabalhadores, além de perseguir aposentados.

Os gastos com pessoal da Cemig representam apenas 8% dos custos operacionais. Sobra muito dinheiro para os acionistas, mas para os trabalhadores só sobra a proposta de demitir, rebaixar salários e horas extras, retirar direitos e aumento zero para o tíquete-alimentação, sem falar que querem mexer na PLR da categoria, logicamente, para pagar menos aos trabalhadores. Os acionistas, esses sim, enchem o bolso de dinheiro. Em2013, aCemig repassou 105,7% do seu lucro líquido, referente a 2012, para eles. Nos últimos 10 anos a empresa lucrou R$ 21 bilhões e R$ 16,6 bilhões foram para o bolso dos acionistas.