Aposentados

Os trabalhadores que aderiram aos Programas Desligamentos e saíram da Cemig antes de abril não receberam até agora a última parcela da PLR. Eles também reclamam da demora da empresa para pagar as diferenças referentes à aplicação do Acordo Coletivo de Trabalho.

Todo ano esta diferença é paga em junho e julho para quem se desliga da empresa. A Cemig havia prometido quitar a dívida com os
trabalhadores em agosto, mas, agora, diz que só vai fazer o acerto em dezembro.

Por trás deste atraso sem antecedentes nos direitos dos eletricitários que se desligam da empresa está um problema que a empresa não consegue mais esconder: a falta de pessoal. O desmantelamento do quadro próprio da Cemig já afeta o RH. Ao que tudo indica, falta gente até para os cálculos de acerto trabalhista.

A direção da empresa disse que convocaria os aprovados no concurso público no primeiro semestre, mas até agora menos de 40% dos aprovados foram contratados.

O Sindieletro destaca que a empresa precisa honrar com urgência suas obrigações com os trabalhadores que dedicaram décadas de sua vida à Cemig.

Diferença do vale alimentação

A Cemig também havia prometido que pagaria, em agosto, a diferença no valor do tíquete alimentação para o pessoal da ativa, mas não cumpriu. A empresa também não deu nenhuma satisfação para os eletricitários. O Sindieletro já cobrou da Cemig o pagamento.