Benefícios iguais a um salário mínimo sobem para R$ 998.

INSS - Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS que recebem valor igual ao salário mínimo terão seus benefícios reajustados este mês para R$ 998. O novo salário mínimo vale para o pagamento referente a janeiro, que é depositado entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os R$ 998 representam um aumento de 4,61% em relação ao salário mínimo anterior, que era de R$ 954. A correção foi calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado e a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores.

Esse reajuste foi autorizado pelo Decreto 9.661, publicado no Diário Oficial da União de 1º de janeiro de 2019.

Acima do mínimo – O reajuste para os beneficiários da Previdência Social que ganham acima do mínimo foi de 3,43%. O índice foi calculado com base no INPC de 2018, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, o teto dos benefícios previdenciários passa a ser de R$ 5.839,45.

Esse reajuste é aplicado no pagamento de janeiro, que é depositado para os aposentados e pensionistas nos cinco primeiros dias úteis de fevereiro.

Nem todos os benefícios com valor acima do mínimo terão o reajuste de 3,43%. O índice integral somente será aplicado a aposentadorias, pensões e auxílios concedidos até janeiro do ano passado. Para os benefícios iniciados após essa data, o reajuste será proporcional à variação da inflação a partir do mês de seu início, variando entre 0,14% e 3,43%.

Sindicato Nacional dos aposentados