Audiência nesta 3ª sobre a greve dos eletricitários da Ecel

Será realizada na tarde desta terça-feira, dia 30, às 15h20, na Vara do Trabalho de Coronel Fabriciano (Avenida Pedro Nolasco, nº 22), no Vale do Aço, uma audiência pública entre eletricitários terceirizados e representantes da Ecel, empresa contratada pela Cemig para serviços na rede elétrica. No dia 17 de julho, cerca de 100 trabalhadores entraram em greve reivindicando reajuste de salário e do tíquete alimentação, implementação de plano de saúde, pagamento de horas extras e melhores condições de trabalho.

A Ecel entrou com ação na Justiça, alegando ilegalidade do movimento dos trabalhadores, que tentam negociar com a empresa há mais de um ano e meio. A empreiteira, em retaliação à greve, cortou o repasse do tíquete-refeição, além de ameaçar a retirada dos trabalhadores dos alojamentos que disponibiliza para eles. Na base operacional de Ecel, em Guanhães, os eletricitários denunciam que já circula até uma lista das lideranças do movimento que seriam alvo de demissão.

Outra alegação da Ecel é de que o Sindieletro-MG incitou o movimento, quando a atuação sindical, nesse caso, foi de apoiar a manifestação espontânea dos eletricitários terceirizados que cobram salários e direitos trabalhistas em dia e condições de trabalho dignas. Diretores do Sindieletro estão acompanhando a greve dos trabalhadores.

Problemas

O trabalhadores são obrigados a trabalhar aos finais de semana sem receber horas extras, apenas recebem uma parcela de menos de um por cento do que produzem em cada serviço e, se faltarem, a empresa corta o dia do final de semana e retalia os trabalhadores com suspensões, numa total falta de respeito aos direitos dos trabalhadores.