Acompanhe: rádios livres terão central de notícias do Dia de luta contra Reforma da Previdência

Nesta segunda (19), Dia Nacional de mobilização contra a Reforma da Previdência, o Movimento Nacional de Rádios Comunitárias monta um central de comunicação compartilhada para a cobertura das manifestações, greves e atos públicos organizados pelas centrais sindicais e movimentos sociais, como forma de furar o bloqueio e o discurso único da mídia tradicional. A central irá receber e distribuir conteúdos de emissoras como a Rádio Brasil Atual, a Rádio Democracia, a Rádio CUT e a Brasil de Fato. A rede envolve cerca de 600 rádios – entre independentes e comunitárias – pelo país.

“A Rádio Democracia volta mais uma vez para unificar a luta em defesa da democracia e contra a retirada de direitos, buscando mais uma vez ser o espaço daqueles que não têm voz. É preciso desmascarar a narrativa da mídia golpista, que tenta mais uma vez enganar o povo brasileiro sobre esta ‘Reforma da Previdência’”, afirma comunicado do movimento.

A central de rádio foi montada, em dois estúdios, na sede da CUT, no Brás, em São Paulo: um para transmissões em português e outro, em espanhol.

A disposição, segundo os organizadores, é ampliar a utilização do meio rádio para a cobertura das lutas dos trabalhadores, fazendo a cobertura nacional e internacional, integrando esforços de comunicação das emissoras livres, comunitárias e independentes do Brasil e da América Latina, com a participação de correspondentes voluntários, contribuindo com conteúdo colaborativos.

A CUT orienta os sindicatos e ramos que possuem radiowebs ou parceria com rádios comunitárias ou livres a se integrarem à cobertura. É preciso fazer um rápido cadastro no site www.radiodemocracia.net.br para, em seguida, receber por e-mail um link para a retransmissão do conteúdo gerado.

As rádios comunitárias integradas à rede também poderão enviar áudios e sonoras de até um minuto, para compor o noticiário das mobilizações em suas cidades por meio dos aplicativos Whatsapp ou Telegram para o número 011-94013-1238.

Para acompanhar a transmissão da rede integrada, há um aplicativo de celular que pode ser baixado pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.livecast.stm.radiodemocracia

O estúdio em português também terá transmissão de imagens que pode ser acompanhadas pelo portal https://tv.socializandosaberes.net.br/radiodemocracia ou pelo Facebook da CUT Brasil.

Para acompanhar a cobertura em espanhol é preciso abrir o portal da Rádio Democracia com acesso pelo botão “Canal em Espanhol.

Fonte: Rede Brasil Atual