A agenda em BH e interior da Greve Nacional da Educação - na quarta, dia 15

No próximo dia 15 de maio de 2019, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais do Ensino (Sindifes), entre outras entidades, convocam as categorias para Greve Nacional da Educação chamada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) contra o desmonte da aposentadoria e em defesa das universidades. Haverá atividade em Belo Horizonte e atos locais nos municípios. Participe!

O Sindifes convoca os técnico-administrativos em educação de sua base para a Greve Geral da Educação Contra a Reforma da Previdência e em Defesa das Universidades e dos Institutos, no dia 15 de maio.

Essa paralisação foi um construção e articulação das entidades que representam a educação em âmbito nacional. Assim como, diversas entidades da área da educação em âmbito estadual e municipal estão participando da construção das paralisações nas principais cidades do país.

Na Grande BH, as atividades estão sendo organizadas pelos trabalhadores do setor público e privado, representados pelo Sindifes, Sind-UTE/MG, Sinpro, SindRede-BH, Sindibel, SAAE-MG e DCE-UFMG.

O objetivo da paralisação é chamar a atenção da sociedade para os impactos da Reforma da Previdência na vida dos trabalhadores e trabalhadoras e denunciar o ataque do governo federal as instituições federais de ensino e mais esse corte absurdo de 30% nos custeio o que pode inviabilizar o funcionamentos das IFES.

Agenda da Grande BH

6 horas – Panfletagem na Estação do MOVE Pampulha (em frente entrada da UFMG na Av. Antônio Carlos)

9h30 – Concentração para o Ato Unificado na Praça da Estação

10h30 – Saída para o Ato Unificado na Praça Sete

14h – Ato Político em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade no Auditório do CAD 1 da UFMG, no Campus Pampulha

14h30 – Seminário sobre Reforma da Previdência no Auditório do CAD 1, no Campus Pampulha da UFMG. Palestrantes: Fred do Dieese e Beatriz Cerqueira, Dep. Estadual

NO INTERIOR

Em Uberlândia acontece ato público às 15h, na Praça Tubal Vilela .

Ibirité contará com ssembleia na Praça do Fórum para debater sobre plano de carreira, férias-prêmio e a construção da pauta de reivindicações dos professores estaduais. Em Ubá professores e estudantes vão se mobilizar na Praça Armando Bigonha (ao lado do Banco do Brasil), às 17h.

Já em Muriaé haverá ato na Praça do trabalhador – Barra, às 16h, em Unaí ato na Praça da Matriz, a partir das 8h e em Caxambu, mobilização na Praça XVI de Setembro, às 10h.

Janaúba contará com ato regional na Praça do Cristo, a partir das 7h30. Cataguases também vai lutar em defesa da educação e da Previdência, com panfletagem, aula pública e passeata a partir das 9 horas na na Praça Chácara Catarina. Em Montes Claros ocorrerá  ato na Praça do Automóvel Clube, às 16h.

Seminário

A sexta edição do Seminário sobre Reforma da Previdência será realizada no dia 15 de maio, às 14h, no auditório do CAD 1, no Campus Pampulha da UFMG, em  Belo Horizonte. A atividade faz parte da Greve Geral da Educação e terá a participação de técnicos-administrativos, docentes, educadores e estudantes das redes municipal, estadual e federal. A atividade também faz parte da Campanha de Filiação, Recadastramento e Conscientização do Sindifes, que pretende enfatizar a importância do Sindicato para os trabalhadores das Instituições representadas por este Sindicato.

O Seminário tem como objetivo informar a Categoria sobre os impactos da reforma da Previdência, principalmente para os servidores públicos federais, e apresentar o futuro do sistema previdenciário caso a reforma seja aprovada. A atividade também faz parte das mobilizações contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Para apresentar o tema, foi convidado o economista e técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), Frederico Melo.

Frederico Melo é economista (pela UFMG) e doutor em Demografia (pelo Cedeplar da UFMG). É técnico do Dieese desde 1987, instituição em que teve atuação muito diversificada e da qual se encontra licenciado. Atualmente é assessor da Deputada Estadual Beatriz Cerqueira. Dedica-se aos temas de previdência social e seguridade social; terceirização e mudanças na legislação trabalhista; salário mínimo; negociação coletiva; turno de revezamento; mercado de trabalho; questão fiscal e tributária, entre outros. Também apresenta análises de conjuntura.

Beatriz da Silva Cerqueira é formada em magistério pelo Instituto de Educação e em Direito pela PUC/MG. É professora alfabetizadora de crianças, jovens e adultos da rede pública há 22 anos. Foi eleita coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), gestão 2009/2012 e reeleita para a gestão 2012/2015. Em 2012, foi eleita presidenta da CUT/MG – primeira mulher a ocupar este espaço. Em 2018 se candidatou pela primeira vez um cargo eletivo tendo sido eleita, em outubro de 2018, para a 19a legislatura, como deputada estadual. Foi a mulher mais bem votada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com quase 100 mil votos.