7 motivos para beber água diariamente



7 motivos para beber água diariamente

Da Equipe Terceira Idade

A quantidade ideal de água que se deve ingerir varia com a idade, sexo e práticas físicas, porém a quantidade diariamente recomendada está acima de 2 litros, um valor difícil de ser atingido considerando a rotina e as inúmeras atividades realizadas nos dias de hoje, mesmo assim é importante ingerir pequenos goles de água durante o dia para manter-se hidratado.

Saiba um pouco mais dos benefícios que o hábito de tomar água pode lhe trazer:

1. Saciedade: quando se bebe um pouco de água antes das refeições o líquido acomoda-se no estômago diminuindo a o espaço disponível para ao alimento, ou seja, provoca uma maior saciedade com a ingestão reduzida de alimentos.

2. Menor risco de constipação: a água facilita a movimentação dos alimentos digeridos pela lubrificação das paredes intestinais, regulando o funcionamento intestinal.

3. Dificulta a formação de cálculos renais: as toxinas são eliminadas do organismo em sua maioria pelos rins, com a ingestão regular de água os rins funcionam normalmente e dificultam a deposição de substâncias que formam os cálculos renais.

4. Controlar a pressão sanguínea: alterações no equilíbrio de íons como o sódio e a água interferem diretamente na regulação da pressão arterial, ou seja, quando a ingestão de água é insuficiente o organismo tende a retê-la e com isso, o sódio também é retido elevando a pressão arterial.

5. Hidratação: a pele necessita ser hidratada para se manter firme e não sofrer com flacidez e ressecamento, da mesma forma os olhos também necessitam ser hidratados.

6. Maior resistência física: durante os exercícios físicos muita água e sais minerais são perdidos pelo suor, por isso é necessário repor bastante líquido para prevenir posteriores cãibras.

7. Diminuição dos riscos de infarto: o sangue é capaz de circular pelo organismo com maior facilidade quando seu volume está ligeiramente maior, facilitando a diluição de substâncias, difusão de nutrientes e oxigênio para os tecidos reduzindo riscos de infarto.

Existem outras formas de se manter hidratado pelo consumo de chás, água de coco e sucos naturais no decorrer do dia, e para satisfazer as pessoas que não conseguem deixar de lado os refrigerantes ricos em sódio e açúcar pode-se sugerir bebidas gaseificadas que apresentam conteúdo bastante reduzido desses elementos além de possuírem diversos sabores de frutas naturais que refrescam e hidratam o corpo.

Veja o post original aqui.

item-0
item-1
item-2
item-3