2014 nem bem começou e mais um acidente grave com eletricitário da Cemig

O ano nem bem começou e a Cemig já registra o primeiro acidente grave envolvendo trabalhador do quadro próprio. No dia 09, o eletricista de manutenção de usinas, Dennis Ricardo Nogueira de Sá, se deslocava da Usina de Irapé para Montes Claros, onde iria fazer exame médico periódico, quando sofreu um acidente de trabalho.

O eletricitário, de 38 anos, é casado e foi admitido no último concurso da Cemig. Há cerca de seis meses trabalha na operação da usina de Irapé. Por volta das 15 horas, ao trafegar pela MG 307, no município de Grão Mogol, o eletricitário perdeu o controle da moto e caiu, sofrendo politraumatismo. Um taxista que passava pelo local prestou os primeiros socorros e acionou o Samu de Cristália.

Dennis foi encaminhado para o Hospital Municipal de Francisco Sá, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para a Santa Casa de Montes Claros, onde foi submetido a uma cirurgia para aliviar a pressão no crânio.

De acordo com um irmão do trabalhador, que está em Montes Claros desde a data do acidente, Dennis continua em coma induzido; o estado de saúde do eletricitário ainda é grave, mas está estabilizado.

Em 2013 cinco eletricitários, incluindo trabalhadores do quadro próprio e terceirizados, perderam a vida a serviço da Cemig. O Sindieletro registrou ainda a ocorrência de 10 acidentes graves com eletricitários, que provocaram queimaduras, amputação de membros e aposentadorias precoces.

A discussão do Pacto pela Saúde e Segurança, uma importante conquista da categoria no Acordo Coletivo de Trabalho, tem que ser encarada pelos representantes da Cemig com seriedade. É preciso considerar que é urgente combater os acidentes com eletricitários. E é fundamental que o Pacto apresente resultados concretos que preserve a vida e a integridade física dos trabalhadores.