ALMG realiza nesta 5ª audiência sobre o leilão das usinas

17 de Agosto de 2017 às 11:30

Ameaças de privatização do setor de energia elétrica no Brasil, que afetariam inclusive a Cemig, serão discutidas em audiência pública na próxima quinta-feira, 17 de agosto, às 18 horas, no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate será realizado pela Comissão de Minas e Energia, com a presença também de parlamentares federais.

Conforme o requerimento da audiência, do deputado Rogério Correia (PT), o objetivo é discutir o assunto juntamente com a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Brasileiro e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, ambas do Congresso Nacional.

Além de parlamentares federais, participam da audiência representantes de vários órgãos e entidades que compõem a Frente Mineira de Defesa da Cemig, da qual o SINDIELETRO-MG faz parte, e que foi lançada na ALMG em 24 de julho com o objetivo de barrar o leilão e a consequente privatização de quatro usinas da Cemig.

Também integram a mobilização representantes dos movimentos social e sindical, a Cemig, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Ministério Público Estadual, a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais, entre outros.

As usinas em questão (São Simão, Jaguara, Miranda e Volta Grande), todas instaladas no Triângulo Mineiro, respondem por 50% da energia gerada pela Cemig. Com o leilão das unidades, o governo Federal espera arrecadar cerca de R$ 12 bilhões e cobrir déficits em suas contas.

Fonte: ALMG

Rua Mucuri, 271 , Bairro Floresta, Belo Horizonte MG, CEP: 30.150.190
31 3238-5000